Dúvidas Frequentes


1. Abertura de novo inventário

Para que um Município seja incluído no Sistema de Inventariação da Oferta Turística – INVTUR, é necessário que o interessado (que pode ser uma IES, o próprio Município, etc) entre em contato com o Órgão Oficial de Turismo Estadual, que entrará em contato com os responsáveis no MTur, solicitando essa abertura.

Nesse momento, deverá ser enviado um e-mail para atendimento@turismo.gov.br com os seguintes dados:
  • Nome do Município que deseja que seja aberto,
  • Informar se foi ou não realizado convênio com o MTur para a inventariação
  • Informar se foi ou não realizado com a metodologia proposta pelo Ministério do Turismo (caso negativo, se utilizou os formulários) e a
  • Data de início e data prevista para o término do Inventário.
  • Nome completo da pessoa responsável no Órgão Oficial de Turismo Estadual para ser cadastrado com o perfil ESTADO,
  • CPF,
  • E-mail,
  • Telefone de contato e
  • Nome do Departamento em que trabalha.

Obs.: O MTur, após abertura do Município no Sistema, cadastra o Perfil ESTADO, utilizando as informações repassadas. Após o cadastro o sistema envia dois e-mails automáticos: um avisando a inclusão no sistema e outro informando o login e a senha provisória, que obrigatoriamente deverá ser modificada no primeiro acesso.

2. Acesso a dados de inventários já realizados ou em processo de inventariação

Qualquer usuário com o perfil VISITANTE poderá acessar os dados de Municípios que já finalizaram o inventário, assim como poderá acessar informações de como se encontra o processo de inventariação dos municípios.
Contudo, apenas os perfis cadastrados poderão alterar as informações do Município ao qual fez parte do processo de validação.
Obs.: VISITANTE é qualquer pessoa, sem necessidade de login e senha. E esse perfil está disponível na página de acesso do INVTUR como “Entrar como Visitante”.

3. Cadastramento de usuário já cadastrado

Caso tente cadastrar um usuário no invtur e o sistema acuse que ele já está cadastrado, isso aconteceu por que ao cadastrar um usuário no invtur, ele ficará salvo na base do sistema. Assim, é preciso apenas ir no menu “incluir novo usuário”, digitar o nome da pessoa e clicar em “pesquisar por nome”. Selecione o nome da pessoa e escolha qual perfil ela irá atuar, aí é só clicar “incluir usuário”.

4. Cadastrar um novo usuário

Para cadastrar um novo usuário, deve-se fazer todo o processo, ou seja, clicar em “Incluir Novo Usuário” e preencher os dados solicitados, que são:
  • Nome completo da pessoa,
  • CPF,
  • E-mail,
  • Telefone de contato e
  • Nome do Departamento em que trabalha.
Ao cadastrar um usuário no INVTUR, ele ficará salvo na base do Sistema. Assim, caso seja necessário vincular essa pessoa a outros inventários ou perfis, não é preciso efetuar o cadastramento novamente, basta apenas digitar o nome da pessoa no campo “Pesquisar por Nome”, e clicar em “Pesquisar”, e, quando aparecer o nome da pessoa, selecioná-lo e selecionar o perfil ao qual deseja vincular, e clicar em “Incluir Usuário”.
Importante, lembrar da seguinte hierarquia de cadastro de usuários:

1 - O Perfil Estado, por sua vez, será responsável por cadastrar, seguindo o mesmo processo, os perfis: INSTÂNCIA (caso exista) ou Município (caso Instância não exista).
2 - O perfil Instância deverá cadastrar o perfil Município.
3 - O perfil Município deverá cadastrar o perfil Coordenador.
4 - O Perfil COORDENADOR deverá cadastrar o Perfil ORIENTADOR.
5 - O Perfil ORIENTADOR deverá cadastrar o perfil PESQUISADOR

5. Contato dos órgãos responsáveis pelo invtur nos estados e municípios

Para saber o contato do órgão responsável pelo Inventário nos Estados e Municípios, basta fazer uma busca no menu sobre o Invtur.

6. Excluir usuário Invtur

Caso seja necessário excluir algumas das pessoas que foram cadastradas em alguns dos perfis do INVTUR, deve-se enviar a solicitação ao Órgão Oficial de Turismo Estadual que oficialmente solicitará ao MTur pelo email atendimento@turismo.gov.br a exclusão dessa pessoa do Sistema. Deve se enviar o e-mail com as seguintes informações na solicitação de exclusão da pessoa que será excluída:
  • Nome completo
  • CPF
  • Telefone
  • E-mail
  • Departamento/Órgão
Obs.: Para excluir uma pessoa durante o processo de validação do inventário de um município, é necessário que seja indicada uma pessoa para substituir a que irá ser excluída, ocorrendo assim, não uma exclusão, mas uma troca de pessoas responsáveis por esse perfil. Nesse último caso de troca, deve se enviar na solicitação de exclusão as informações acima listadas da pessoa que será excluída e da pessoa que inserida.

7. Exclusão do cadastro de um usuário

Após a abertura do inventário de um Município no INVTUR, caso seja necessário excluí-lo do Sistema, é preciso que a pessoa responsável pelo inventário no Órgão Oficial de Turismo Estadual solicite, formalmente pelo e-mail atendimento@turismo.gov.br, a sua exclusão, que será efetuada pela Coordenação geral de Tecnologia da Informação do Ministério do Turismo. No e-mail de solicitação de exclusão do município, deve se informar:

  • Nome do município,
  • UF
  • Nome e CPF do responsável do órgão estadual pelo INVTUR.

8. Hierarquia de cadastramento de usuários

1 – O MTur cadastra o perfil Estado.
2 - O Perfil Estado será responsável por cadastrar, seguindo o mesmo processo, os perfis: INSTÂNCIA (caso exista) ou Município (caso Instância não exista).
3 - O perfil Instância deverá cadastrar o perfil Município.
4 - O perfil Município deverá cadastrar o perfil Coordenador.
5 - O Perfil COORDENADOR deverá cadastrar o Perfil ORIENTADOR.
6 - O Perfil ORIENTADOR deverá cadastrar o perfil PESQUISADOR

Obs.: As pessoas cadastradas, em qualquer dos perfis no INVTUR, estarão vinculadas a esse inventário, ou seja, sempre que for gerado um relatório das informações, aparecerá o nome de quem preencheu ou validou essas informações, em todos os níveis. Isso ocorre para que haja responsabilidade de cada usuário durante todo o processo.


9. Inserção e validação de dados e informações no sistema

  • Inserção: a inserção de dados no INVTUR somente poderá ser feita pelo perfil pesquisador. Após a validação pelo perfil Pesquisador, qualquer modificação nas informações dos formulários somente poderá ser feita pelo Perfil Orientador, pois o pesquisador, após aprovar o inventário perde acesso aos formulários, e assim sucessivamente.
  • Validação: Após a inserção dos dados inventariados no INVTUR, o pesquisador aprova cada um dos formulários e depois o inventário e as informações ficam disponíveis para avaliação do Orientador.
  • Após a validação do Orientador, as informações poderão ser visualizadas pelo Coordenador.
  • Após a validação do Coordenador, as informações poderão ser validadas pelo perfil Município.
  • Após a validação do Perfil Município, as informações poderão ser validadas pelo perfil Instância ou pelo perfil Estado (caso não tenha Instância cadastrada).
  • Após a validação do Perfil Instância, as informações poderão ser validadas pelo Perfil Estado.
  • Após a validação do Perfil Estado, as informações poderão ser validadas pelo perfil MTur. Após a validação do Perfil MTur o processo de inserção de dados no Sistema estará finalizado.

10. Manuais e instrumentos de pesquisa do inventário

No menu MATERIAL INVENTÁRIO serão visualizados os Instrumentos de Pesquisa, os formulários para levantamento dos dados e o Projeto Inventário da Oferta Turística.

11. Manual do inventário

O material referente ao inventário da oferta turística é composto por: manuais do pesquisador e formulários de pesquisa, que podem ser acessados através do endereço eletrônico atendimento@turismo.gov.br

Após acessar a página mencionada, serão então visualizados o instrumento de pesquisa, os formulários para levantamento dos dados e o projeto inventário da oferta turística. Todos os documentos estão disponíveis em versão pdf para visualização e impressão.

Caso a melhor opção seja o envio pelos correios, nos informe o endereço de entrega, pelo e-mail atendimento@turismo.gov.br, especifique o material e sua quantidade, que assim que possível o material será enviado.


12. Metodologia Mtur

Na metodologia proposta pelo MTur, o inventário da oferta turística deve ser realizado através de parcerias com Instituições de Ensino Superior – IES, de turismo ou cursos afins, como geografia, história, sociologia, antropologia, etc.

Contudo, a inventariação pode ser realizada sem esse metodologia, ou seja, sem a parceria com as IES.

Caso o inventário de um Município tenha sido realizado SEM A METODOLOGIA proposta pelo MTur, essa informação é incluída no momento de sua abertura e os perfis INSTÂNCIA e COORDENADOR não existirão.

Os perfis PESQUISADOR, MUNICÍPIO E ESTADO sempre fazem parte do inventário, mesmo sem a metodologia do Ministério.


13. Novas capacitações do Invtur

Informamos que a capacitação para preenchimento dos formulários foi realizada em 2008, com a participação de todas as unidades da Federação e os participantes ficaram responsáveis pela multiplicação do conhecimento.

Até o momento não há previsão de novas capacitações. Caso haja novas capacitações, haverá divulgação ampla no site do MTur e no site do INVTUR.

Obs: Para maiores informações, no menu MATERIAL INVENTÁRIO serão visualizados os Instrumentos de Pesquisa, os formulários para levantamento dos dados e o Projeto Inventário da Oferta Turística.


14. Outros problemas técnicos do sistema Invtur

Qualquer problema técnico relacionado ao sistema INVTUR é resolvido apenas pela Coordenação de Informática do Ministério.

Porém, a área técnica da Coordenação responsável pelo Inventário da Oferta Turística não faz atendimento direto aos usuários do sistema. Reclamações, Dúvidas e pedidos de suporte técnico devem ser registrados por esse atendimento ou encaminhados ao email atendimento@turismo.gov.br.


15. Parcerias no processo de inventariação

Para a inventariação da oferta turística brasileira, o Ministério do Turismo estabeleceu uma metodologia por meio de parcerias entre os Órgãos Oficiais de Turismo Estaduais e Municipais, suas representações em esfera regional - Instâncias de Governança Regional, Instituições de Ensino Superior e entidades representativas do setor turístico.



16. Pendência no processo de inventariação

A Pendência é uma ferramenta que permite que os perfis acima do perfil Orientador solicitem a alteração/exclusão/inserção de alguma informação que achem pertinentes, já que eles não têm acesso a essas modificações. Para isso, há um campo nos formulários chamado “GERAR PENDÊNCIA”. Nesse campo, deve-se informar qual é a pendência, justificando-a, e indicar qual o local exato dentro do formulário em que ela se encontra.

Ao gerar um pendência, todos os perfis cadastrados nesse inventário receberão um e-mail automático do Sistema avisando que foi aberta uma pendência. O perfil Orientador receberá não só o aviso que foi gerada uma pendência, mas também a indicação de qual é essa pendência e avisando que ele deverá resolvê-la. O Orientador tem duas opções: Solucionar (resolver) ou Negar a pendência. Nos dois posicionamentos, porém, ele deverá justificar sua decisão.


17. Prorrogação de prazo

Ao cadastrar um Município no INVTUR, é necessário informar a data de início e a data prevista para o término. Se for percebido que esse prazo não será suficiente é necessário que seja solicitado ao MTur que esse prazo seja prorrogado, indicando qual a nova data prevista para seu término.

Essa solicitação deverá ser feita pelo órgão Oficial de Turismo Estadual através do e-mail atendimento@turismo.gov.br, o qual será encaminhado à Coordenação de Informática do MTur para que seja alterada essa informação no banco de dados do Sistema.

Nesse e-mail de solicitação de prorrogação de prazo deve se enviar as seguintes informações:

  • Nome do município:
  • Nova data para término do inventário:
  • Nome e CPF do responsável pelo inventário:

18. Prorrogação do prazo de inventário vencido

Quando expirar o prazo previsto para o término da inserção dos dados no inventário de determinado município, e não for solicitada a sua prorrogação, os responsáveis pelos perfis não poderão acessar os dados e validá-los. Por essa razão, é necessário que haja o controle desse prazo.

Mas mesmo assim, a prorrogação pode ser solicitada, e quando for prorrogado, os usuários passarão a ter acesso novamente ao sistema.

Essa solicitação deverá ser feita pelo órgão Oficial de Turismo Estadual através do e-mail atendimento@turismo.gov.br, o qual será encaminhado à Coordenação de Informática do MTur para que seja alterada essa informação no banco de dados do Sistema.

Nesse e-mail de solicitação de prorrogação de prazo deve se enviar as seguintes informações:

  • Nome do município:
  • Nova data para término do inventário:
  • Nome e CPF do responsável pelo inventário, a nível estadual.

19. Problema com login ou senha

Qualquer pessoa pode ter acesso ao sistema para obter informações de inventários sendo realizados e já finalizados. Para isso, acesso o sistema como VISITANTE.

Mas para alterar algum dado no sistema, existem Logins com Status diferentes. E esse cadastro é feito pelo MTur ou por órgãos parceiros. Mais informações sobre perfis, veja PERFIS.

Caso seu login esteja com problema, tente as seguintes ações:

  • Na página de acesso, clique na opção "LEMBRAR SENHA", digite seu CPF e clique ok. As senhas são geradas automaticamente e enviadas ao e-mail cadastrado. Confira se o anti-spam do email esteja habilita. Caso afirmativo, desabilite, pois e-mail pode ter ido para a lixeira ou pasta de spam.
  • Se a opção acima não funcionar, favor enviar pelo e-mail atendimento@turismo.gov.br, para receber nova senha e/ou alterar e-mail de recebimento, com as seguintes informações:
    • * nome completo
    • * cpf
    • * novo e-mail
    • * telefone
    • * departamento
    • *órgão

20. Tipos e status de perfis do Invtur

Os perfis existentes no INVTUR são:

- PESQUISADOR: é o “estudante”, aquele que colhe as informações me campo e as insere no Sistema.

- ORIENTADOR: é o “professor”, aquele que acompanha e orienta as ações do pesquisador.

- COORDENADOR: é aquele responsável pela validação final em nome da Instituição de Ensino Superior.

- MUNICÍPIO: é a pessoa responsável pela validação em nome do Órgão Oficial de Turismo Municipal.

- INSTÂNCIA: é a pessoa responsável pela validação em nome da Instância de Governança Regional, caso o Município faça parte de uma Instância formalmente instituída de acordo com os critérios definidos pelo Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. (Esse perfil só é obrigatório para os Municípios que fazem parte de uma Instância de Governança Regional formalmente instituída. Caso não faça parte, não deve ser cadastrado esse perfil)

- ESTADO: é a pessoa responsável pela validação das informações em nome do Órgão Oficial de Turismo Estadual.

- MTUR: é a pessoa responsável pela validação das informações em nível Federal.

Obs.: Somente os perfis ORIENTADOR e PESQUISADOR permitem que sejam cadastrados mais de uma pessoa, os demais permite o cadastro apenas de uma pessoa por perfil. Isso se dá em razão de os perfis Orientador e Pesquisador serem os ligados às IES, ou seja, pode-se ter mais de um professor, com diversos alunos trabalhando no inventário de um mesmo Município.


21. Troca de usuário

Caso seja necessário trocar alguma dos usuários do INVTUR, deve-se enviar a solicitação ao Órgão Oficial de Turismo Estadual, que oficialmente solicitará ao MTur a exclusão dessa pessoa do Sistema. Após a exclusão o usuário, basta que o perfil indicado faça o cadastro do novo usuário (ver tópico hierarquia cadastramento dos usuários).

A solicitação deve conter as seguintes informações da pessoa que será excluída e da pessoa que inserida:

  • Nome completo
  • CPF
  • Telefone
  • E-mail
  • Departamento/Órgão